Ferramentas financeiras sozinhas não mudam o saldo de sua conta

Controle financeiro: planilha ou app, o que é melhor?

Qual a melhor maneira de fazer o controle financeiro? Vale mais a pena usar as famosas planilhas ou utilizar um app? Acompanhe!

Realizar um bom controle financeiro pressupõe, antes de tudo, tomar a decisão de abraçar o planejamento financeiro como uma das prioridades da família. A ferramenta escolhida vai ajudar, mas é sua atitude que vai fazer a diferença.

Parece um exagero de minha parte começar o texto de hoje com o lembrete “sua atitude vale mais que a ferramenta”, mas isso é absolutamente necessário: muitas pessoas deixam de fazer controle financeiro e culpam a planilha, app ou o que for por essa escolha. Não pode ser assim.

Tenha em mente que o seu controle financeiro nada mais é do que o acompanhamento formal e cuidadoso de suas escolhas e dos impactos causados por elas no seu bolso e nos objetivos de sua família.

Quero que você passe a ver o controle financeiro como um meio, um passo para alcançar melhores resultados em diversas áreas de sua vida, não como um fim em si. Não existe “agora tenho uma planilha e está tudo certo”. Na verdade, agora você tem uma planilha, então a coisa toda só está começando.

Clique e baixe sua planilha Grátis!

Controle financeiro começa antes da ferramenta

Mesmo que você use uma ferramenta avançada e capaz de atualizar grande parte das informações financeiras de forma automatizada, isso não resolverá muita coisa. O acesso aos detalhes de sua vida é uma coisa; o que você faz com esses dados é outra.

Dando um passo atrás, preciso lembrá-lo de que consumir de forma consciente, economizar no dia a dia, planejar melhor suas decisões de compra e aprender a guardar dinheiro são escolhas que não dependem de uma ou mais ferramentas.

Uma boa planilha de controle financeiro será capaz de fornecer muitas ideias e insights importantes sobre a sua realidade financeira, o que permitirá que você avalie e reajuste seu padrão de vida, se necessário.

Compromisso antes, planilha ou app depois. Registro e disciplina antes, planilha ou app depois. Ao colocar em marcha o controle financeiro através de uma ferramenta, você finalmente une tudo: compromisso, disciplina e ferramenta. Começado o ciclo, ele não deve ser interrompido.

Ouça: DinheiramaCast – O perigo dos Apps para seu bolso

Controle financeiro: vantagens da planilha

A escolha de fazer o controle financeiro através de uma planilha geralmente tem raízes na experiência do usuário com softwares como Excel e Google Sheets e na abundância de planilhas customizadas oferecidas gratuitamente na Internet.

Entre as vantagens de usar uma planilha, destaco:

1. Muita flexibilidade para ditar suas preferências

A principal vantagem para quem tem experiência com planilhas é justamente a facilidade de editar e trabalhar a planilha de acordo com o gosto individual. Quantidade de categorias, número de colunas, formatação, uso de cores diferentes, o céu é o limite.

2. Ferramenta conhecida ajuda na curva de aprendizado

Como se trata de uma ferramenta padrão para muitos usuários, a planilha oferece uma curva de aprendizado muito mais rápida. De cara, quem já trabalhou com a ferramenta pode fazer um controle financeiro eficiente e simples sem demora.

3. Facilidade de inclusão de categorias

Uma das coisas mais importantes no bom controle financeiro é a categorização, e muitos apps e sistemas costumam ser “engessados” neste quesito. A planilha aceita qualquer customização e edição e a quantidade de categorias não precisa ser padronizada – cada usuário pode ter as suas, com os nomes e quantidades que quiser.

4. Jeito simples de controlar o orçamento

Uma planilha bem-feita não precisa ser cheia de abas, gráficos e tabelas complexas. Pelo contrário, a ideia é resumir o fluxo de caixa de maneira objetiva e fácil de compreender, e nisso as planilhas são altamente intuitivas. Quase todo mundo consegue interpretar uma planilha de controle financeiro sem precisar de ajuda.

Abra sua conta na Grão: Rentabilidade de 106% da poupança e muita segurança

Controle financeiro: vantagens do app (e sistema)

Quando se faz uma opção por um app de controle financeiro, o objetivo é aproveitar funcionalidades especialmente construídas pelos desenvolvedores para levar o controle financeiro para um próximo estágio em termos de maturidade, análises e detalhamento das informações.

Enquanto a planilha pode se tornar altamente complexa quando se deseja relacionar despesas, criar macros e outras coisas afins, um app especializado costuma trazer funcionalidades e diferenciais de forma amigável e com usabilidade estudada e projetada para agradar.

Entre as vantagens de usar um app ou sistema, destaco:

1. Lançamento e controle em qualquer lugar

O celular é hoje praticamente um computador, além de também conter informações pessoais de diversas naturezas. Nele, também é possível levar o controle financeiro, que pode então ser usado logo que uma compra ou negociação é realizada. Comprou algo na padaria, você já pode abrir o app e fazer o lançamento (ou conferir se ele for automatizado).

2. Administrar mais de uma conta é mais fácil

Um dos principais pontos positivos de usar um sistema ou app é a oportunidade de gerenciar múltiplas contas e ativos. Se você tem conta em dois bancos, teria que ter duas planilhas e uma maneira de olhar para elas de forma conjunta. Os apps especializados trazem ferramentas de controle separadas e também relatórios e informações conjuntas mais amigáveis e fáceis de alimentar/consultar.

3. Gerenciar o cartão de crédito em detalhes

Como sempre defendemos por aqui, o cartão de crédito é um meio de pagamento e não uma classe de despesa. Sendo assim, o bom controle financeiro pressupõe que os lançamentos serão todos registrados e integrados aos demais gastos com dinheiro, cartão de débito e cheque. Em uma planilha, fazer isso pode ser complicado. Um bom app especializado traz sempre a funcionalidade de gerenciar o cartão de crédito.

4. Criar uma meta de gastos e acompanhá-la é mais simples e visual

Aqui talvez o app se destaque de vez em relação às planilhas. Criar e acompanhar um limite de gastos para o mês (o famoso orçamento doméstico) é muito mais fácil e prático com um app, uma vez que a funcionalidade está pronta. Você define quanto quer gastar em cada categoria ou no mês como um todo e acompanha a evolução dos gastos de forma visual e didática.

Leia também: Pedir desconto: sempre vale a pena negociar e pagar mais barato

Conclusão

Planilhas costumam ser muito legais e interessantes para quem gosta de usar mais o PC e tem experiência com soluções de escritório e trabalham no dia a dia com este tipo de ferramenta. Se é este o seu caso, ótimo, use as planilhas.

As gerações mais novas, que já “nasceram com um celular”, provavelmente preferem usar os apps e sabem extrair o máximo deste tipo de ferramenta. Se você é alguém assim, excelente, vá em frente e use um app ou sistema no seu smartphone.

Planilha ou app? Planilha ou sistema? Existe algo melhor? Para o bem e para o mal, não, não dá para escolher o melhor. A única certeza no bom controle financeiro é a necessidade de registrar com frequência e também analisar/interpretar o impacto das decisões. A ferramenta? Você escolhe!

Atenção: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários

Conheça, navegue e curta! Dinheirama no Facebook

Visite a página do Dinheirama no Facebook! Interação social, informações sobre eventos, chamadas ao vivo com nossos educadores financeiros e convidados, além dos nossos principais conteúdos, que ajudarão você a controlar melhor o seu dinheiro e enriquecer!

Clique aqui Ok