Home Finanças Pessoais Feliz Ano Novo com muito dinheiro no bolso

Feliz Ano Novo com muito dinheiro no bolso

por Redação Dinheirama
0 comentário

Um feliz ano novo depende de muitas coisas, por exemplo: saúde, amor, paz, prosperidade… Porém, ter dinheiro no bolso já ajuda e muito para que o novo ano seja bom, não é mesmo?

Nesse novo ano que está começando, que tal mudar sua mentalidade e atitude sobre o dinheiro? Com toda a certeza, valerá a pena.

Se esse é o seu desejo, vamos te ajudar com algumas dicas para que você possa colocar a mudança em prática. Então, confira tudo abaixo!

Desejos de um Feliz Ano Novo

O ano novo é, sem dúvida, uma data simbólica. Nela, as pessoas costumam ter mais esperança e motivação para mudar de vida.

É algo natural do ser humano. Precisamos acreditar em algo para agirmos e confiar que um novo ano traz novas possibilidades é muito positivo.

Se o ano que passou não foi muito bom, certamente se sente aliviado quando ele acaba. No entanto, vale lembrar que a mudança só acontece no ano que chega se você mudar.

Por isso, além de desejar para si mesmo um feliz ano novo, que tal criar metas e métodos para atingir seus objetivos em 2022?

Feliz Ano Novo - Dinheirama
Crédito: Pexels

Como ganhar dinheiro?

O dinheiro é, de fato, algo muito importante na sociedade em que vivemos. Uma vez que ele garante a moradia, alimentação, uma boa educação, boa assistência médica, e por aí vai.

Infelizmente, muitas pessoas têm uma visão negativa sobre ele, sempre o relacionando com ganância ou dívidas. Assim, essa é a primeira coisa que precisa mudar se você quer juntar dinheiro.

Em primeiro lugar, comece a enxergar o dinheiro como um aliado e não inimigo. Já que ganhar dinheiro e utilizá-lo da forma correta pode te garantir uma vida confortável e tranquila.

Então, pegue um caderno e anote todas as suas despesas fixas (conta de luz, aluguel etc.) e variáveis (alimentação, lazer etc.).

Quanto você precisaria ganhar mensalmente para viver bem?

Em seguida, veja qual a diferença entre esse valor ideal, do valor que você ganha hoje. Essa quantia é o objetivo inicial no qual você deve focar.

Além disso, avalie que tipo de renda extra, bico ou trabalho freelancer você pode desenvolver para chegar a esse valor. Se você cozinha bem, pode vender marmitas ou doces no seu bairro, por exemplo.

Renda extra

Confira algumas outras ideias de formas de ganhar dinheiro além do seu trabalho fixo:

  • Trabalharem eventos, recepcionando ou servindo convidados;
  • Comprar roupas, acessórios ou objetos para revender na internet;
  • Fazer trabalhos freelancer relacionados à sua área de formação. Por exemplo: editar vídeos, escrever textos, fazer posts para redes sociais, dar consultoria;
  • Prestar serviços a partir de alguma habilidade sua. Só para ilustrar: trocar chuveiro, fazer pequenos reparos domésticos, lavar carros, passear com pets.

Além disso, simultaneamente, você pode procurar formas de fazer com que o seu salário fixo aumente. 

Nesse sentido, procure cursos que te ajudem a conseguir a tão sonhada promoção ou ainda reflita se não vale a pena mudar de área. 

Não tenha medo de encarar o novo, porque ele pode te trazer a vida que você sempre sonhou.

Como abrir um negócio?

Abrir um negócio próprio também é uma ótima ferramenta para ganhar mais dinheiro. Entretanto, é preciso deixar de lado algumas ilusões.

Ser o seu próprio patrão ou ainda ter sócios traz grandes responsabilidades. É provável que, no começo, você pode não ter lucro e, no pior dos casos, sair no prejuízo.

Assim, a recomendação é estudar sobre administração antes de abrir o seu negócio. Existem uma infinidade de cursos online, muitos gratuitos, que vão te ajudar.

Então, pesquise bem para escolher o ramo do negócio que você pretende abrir. Há demanda desse tipo de serviço ou produto no mercado? Como você pode se destacar?

Além disso, estude sobre quais são as peculiaridades, facilidades e dificuldades desse tipo de negócio. Isso vai te ajudar a estar bem preparado para que possa enfrentar o que vier.

Por fim, sempre tenha uma reserva financeira. Aliás, nada de investir tudo o que você tem no negócio, ok?

Se necessário, comece aos poucos, faça experiências e cresça o negócio conforme o retorno positivo.

Como conseguir um emprego?

Se o seu desejo para ter um feliz ano novo é conseguir um emprego, aqui vão algumas dicas para isso:

  • Procure saber o que o mercado de trabalho tem exigido dos profissionais da área em que você pretende trabalhar;
  • Faça cursos e, se possível, acumule experiências com trabalhos voluntários que podem enriquecer o seu currículo;
  • Tenha um currículo bem atualizado. Procure modelos recomendados por especialistas em RH na internet para montar o seu;
  • Tenha atenção às suas redes sociais. Faça uma limpa no Facebook e no Instagram caso tenha muitas fotos e posts polêmicos e atualize o seu LinkedIn. Recrutadores costumam checar as redes dos candidatos;
  • Treine a sua comunicação para a hora da entrevista. Pode ser buscando dicas em vídeos do YouTube ou ainda simulando entrevistas com alguém da sua família.

10 Dicas financeiras para um Feliz Ano Novo

Agora que você já sabe como ganhar mais dinheiro em 2022, é preciso aprender a usá-lo da melhor forma possível.

Por isso, separamos 10 dicas financeiras para que você tenha, de fato, um feliz ano novo, com bastante prosperidade. Vamos lá? Confira:

1. Tenha um orçamento familiar

Chega de não saber o quanto você gasta todos os meses com contas da casa, suas despesas pessoais e da família.

Então, faça um orçamento familiar seguindo esse passo a passo:

  • Em primeiro lugar, anote todas as despesas fixas mensais da sua família (aluguel, prestações de imóveis ou carros, escola das crianças, contas de luz, água, internet etc.);
  • Em seguida, liste todas as despesas variáveis mensal (transporte, alimentação, lazer etc.). Utilize uma média dos gastos que você geralmente tem em cada um desses setores. Depois, acrescente 20% a mais do valor, para ter uma folga;
  • Por fim, anote uma quantia para reserva de emergência ou investimentos, caso você já tenha a reserva. O ideal é que 20% de toda a sua renda seja destinada para esses fins.

Se no final deste planejamento, a conta não fechou com o quanto você ou sua família ganha por mês, não se preocupe. Nos próximos itens daremos dicas para ficar no azul.

Feliz Ano Novo - Dinheirama
Crédito: Pexels

2. Corte despesas inúteis

Observe com cuidado todo o seu orçamento e confira se não existem gastos desnecessários. 

Talvez você tenha um ponto a mais de TV que não usa e poderia gerar abatimento na conta, por exemplo. Ou então um gasto exacerbado com compras supérfluas.

Faça cortes sem apego! Dessa forma, você verá que consegue extrair uma boa grana que antes era gasta sem você sequer perceber.

3. Faça renda extra

Se depois de cortar as despesas inúteis, ainda assim as contas não fecham, ou se você quer ganhar ainda mais, é hora da renda extra.

Além disso, é muito saudável ter duas ou mais fontes de dinheiro. Assim, caso você perca o seu emprego, por exemplo, ou o seu negócio tenha um mês não tem bom, você tem para onde correr.

Confira no item “Como ganhar dinheiro” desse texto algumas dicas para tirar um dinheirinho a mais todos os meses. Isso com certeza fará muita diferença no seu orçamento.

4. Pague as contas antes do vencimento

Pagar as contas antes do vencimento, além de evitar que você se esqueça da data e acabe pagando juros depois, também pode garantir descontos.

Tenha o hábito de pagar as suas contas sempre que receber o seu salário e não na data de vencimento. 

Se possível, escolha datas de vencimento que sejam 10 ou mais dias depois da data em que o seu dinheiro costuma cair na conta.

As devem ser pagas antes que você gaste qualquer centavo, afinal, são compromissos já assumidos e devem ser cumpridos.

5. Forme sua reserva de emergência

Assim que você tiver pago todas as suas dívidas, foque em formar a sua reserva de emergência. É ela quem vai garantir estabilidade e tranquilidade à sua vida financeira.

O ideal é investir o dinheiro da reserva de emergência em um investimento seguro, que não tenha muita volatilidade, e de alta liquidez. 

Ou seja, coloque o dinheiro em uma aplicação que seja fácil reverter o dinheiro investido em dinheiro na sua conta novamente. E que seja praticamente impossível ter perdas.

Aqui vão algumas possibilidades:

  • Conta digital remunerada, como a Grão;
  • Investimentos em Renda Fixa (títulos do Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs de liquidez diária).

O valor da reserva de emergência deve ser, preferencialmente, o equivalente a seis vezes a sua renda mensal. 

6. Defina seus objetivos financeiros

Contas organizadas, reserva de emergência sendo montada, dívidas pagas… agora é hora de definir seus objetivos financeiros.

Primeiro, reflita sobre quais são os seus sonhos. Viajar? Comprar uma casa? Conquistar independência financeira aos 50 anos?

Em seguida, divida essas metas em metas de curto, médio e longo prazo. E então pesquise para saber quanto de dinheiro você precisa para cumpri-las.

Sabendo o valor total de cada objetivo de vida, fica mais fácil parcelar esses valores em quantias mensais. 

Por fim, invista essas quantias mensais em ativos financeiros que façam sentido com o seu perfil de investidor e com o tempo disponível.

7. Invista seu dinheiro

Para começar a investir o seu dinheiro, antes de tudo, é preciso conhecer o seu perfil de investidor.

Depois, é hora de estudar sobre investimentos. Existem diversas opções de investimentos no mercado:

Aqui, recomendo que você comece aos poucos e vá sentindo o mercado financeiro. Com o tempo e a experiência, você pode começar a alocar mais e mais seus recursos.

Se necessário, busque a ajuda de um profissional qualificado. Existem muitos assessores de investimentos e planejadores financeiros para isso. 

Certifique-se de que é uma empresa de corretagem de investimentos segura, conhecida.

8. Evite se endividar

Dívidas são coisas que corroem o seu dinheiro, afinal, elas utilizam o juros contra você e não a seu favor, como fazem os investimentos.

Por isso, um passo primordial para ter um feliz ano novo é deixar as dívidas para trás. Após quitá-las, evite adquirir novas.

Para isso, é preciso mudar a sua visão sobre consumo e começar a comprar somente aquilo que você precisa, deseja e tem como comprar.

A reserva de emergência também é uma grande aliada contra as dívidas e por isso de suma importância. Com ela, em casos de emergência, você não precisará fazer empréstimos.

9. Planeje suas compras

Uma dica legal para evitar o consumismo é planejar as suas compras. Assim, você só comprará o que realmente precisa e está na sua lista.

Isso não quer dizer que você não deve comprar algum item de desejo que não seja extremamente necessário. Não há nada de errado em ter alguns “luxos”.

A questão é comprar primeiro o essencial e depois, de forma organizada e equilibrada, comprar os outros itens. 

Feliz Ano Novo - Dinheirama
Crédito: Pexels

10. Cuidado com o crédito

O cartão de crédito pode ser um grande aliado se você souber utilizá-lo da forma correta. Pague a fatura sempre em dia e, se possível, antecipada.

Utilize um limite que seja compatível com o seu orçamento familiar mensal e tenha atenção às parcelas. Se possível, evite o parcelamento e jamais faça parcelas que impliquem em juros.

Simpatias para um Feliz Ano Novo

Se você é uma pessoa supersticiosa, fazer algumas simpatias de Ano Novo pode dar um gás na sua prosperidade.

Aqui vão algumas simpatias de Ano Novo:

  • Pular sete ondinhas no mar à meia noite do Ano Novo e fazer sete pedidos para Iemanjá caso você passe a virada na praia;
  • Comer lentilha no réveillon 2022 para atrair prosperidade;
  • Usar peças de roupas amarelas na noite de Ano Novo para atrair dinheiro;
  • Colocar uma folha de louro na sua carteira para atrair mais dinheiro;
  • Comer romã na festa do Ano Novo, para atrair prosperidade;

Conclusão

Ter um feliz ano novo geralmente depende mais de você mesmo, do que dos acontecimentos do ano.

Em 2022, não espere que a vida mude. Faça você mesmo a mudança que deseja. Arranje aquele tão sonhado emprego, se profissionalize, abra seu próprio negócio. Não há limites!

Além disso, independente do seu estilo de vida e trabalho, é importante saber cuidar bem do dinheiro. 

Dessa forma, você vai se poupar de dores de cabeça desnecessárias e poderá focar no que realmente importa: a sua felicidade.

Feliz ano novo!

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.