Olá leitor do Dinheirama! Este é um post rápido para contar que disponibilizei, gratuitamente, uma planilha para controle das finanças pessoais em meu site.

A planilha foi, inicialmente, um “presente” para os assinantes da minha newsletter semanal, que foi lançada há poucas semanas (e que você pode se cadastrar clicando em www.andremassaro.com.br/newsletter). Alguns dias depois ela foi colocada à disposição do público.

Minha planilha oferece algumas ferramentas para acompanhamento de suas finanças que vêm da disciplina da “análise de balanços”. São algumas coisinhas que aprendi o início de minha vida profissional, quando trabalhava em uma grande empresa multinacional de consultoria e auditoria.

Essas ferramentas são a “análise vertical” (que permite ver, em termos percentuais, quanto que um determinado grupo de despesas ou receitas representa do total em determinado mês) e a “análise horizontal” (que permite ver a variação percentual de um período para o outro).

São duas análises bastante simples (ao menos para os “iniciados”), mas que podem ajudar as pessoas a ter uma visão mais clara de suas finanças e de como usam o dinheiro.

A planilha também traz instruções claras sobre como utilizá-la, no próprio arquivo. É algo importante, pois para preservar a integridade das fórmulas e formatações, a planilha é bloqueada para edição.

Porém, ela pode ser utilizada normalmente, sem necessidade de senha para desbloqueio. Basta inserir os valores nos campos apropriados e ela fará as análises automaticamente.

Para obter a planilha, simplesmente acesse www.andremassaro.com.br/planilha, cadastre-se em minha newsletter e aguarde a mensagem de confirmação com o link para download.

Espero que ela seja útil e que ajuda a construir a realidade financeira que você quer! Abraços e até a próxima.

André Massaro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários

  • Anderson Henrique Chaves

    André Massaro com ótimas dicas. Educador financeiro do mais alto calibre. Parabens